segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Navasana - Posição do Barco

Foto por Daniel Baron

Em Navasana (posição do barco), seu corpo imita a forma de um barco.
No corpo físico este asana fortalece os músculos das costas e músculos abdominais, melhorando dores na região lombar. Também tonifica os quadríceps, flexores de quadris, piriforme e coluna vertebral. Estimula o sistema digestivo, rins, tireóide, próstata e intestinos.
Na corpo mental aumenta foco e concentração.
No corpo emocional, estimula o chakra umbilical plexo solar (Manipura), aumentando a auto-estima e confiança.

Navasana representa resistência e vitalidade. Ele nos ensina a respirar durante os desafios em nossas vidas, permanecendo forte em nosso núcleo... em nosso ser interior.

Contra indicado em casos de problemas cardíacos, asma, pressão alta, insônia, dores de cabeça, lesões na lombar, diarréia, período menstrual, gravidez e cirurgias recentes na região abdominal.  Consulte um médico antes de iniciar a prática de ásanas.

Execução
1- Sente-se no chão com os ísquios (ossos do assento) enraizados, joelhos dobrados apontados para o teto, pés afastados na largura do quadril com as solas dos seus pés no chão. Coloque as mãos embaixo das coxas.
2- Levante os dedos dos pés do chão, se apoiando nos calcanhares. Ative o abdômen, mantenha a coluna reta e o peito aberto, e comece a tirar os calcanhares do chão, mantendo os joelhos flexionados, inclinando-se e transferindo o seu peso para trás. Lembre sempre de manter os ísquios como sua base de apoio, e não o cóccix.
3- Estenda os braços para frente firmemente deixando-os ao lado das pernas e paralelos ao solo e ativando ate as pontinhas dos dedos das mãos, puxe os ombros para trás e mova as escápulas para baixo e em direção ao peito,  e para completar estique e ative as pernas levantando seus pés acima do nível dos olhos.
Se ainda não for possível manter as pernas estendidas, deixe seus joelhos levemente flexionados. No início, mantenha a pose por 10-20 segundos. Gradualmente aumente o tempo de permanência.
4- Para sair da pose, dobre os joelhos e coloque os pés de volta no chão.

Durante a execução de Navasana, recite em silencio a seguinte afirmação: 
Dentro de cada respiração, reside o poder infinito.

Boa pratica!  
Om Shanti!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário