sábado, 11 de junho de 2011

Mandala - Geometría Sagrada


A minha atração natural por arte, especificamente por Geometria Sagrada (Mandala) , me levou uns anos atrás a me envolver no o que considero um relacionamento intimo com essas diversas estruturas criativas de linhas e formas.
Começou como uma expressão espontânea, uma sutil erupção de forca criativa que foi organicamente ganhando forma e expressão no papel.
Acredito que todos somos artistas, pois todos nós temos o dom de criar.  Somos criados da própria energia criativa, e a mesma faz parte de todos nós. Sinto que somos canais, por onde a energia divina, a forca criativa flui.
No começo era simplesmente papel e caneta. Depois os lápis coloridos... e depois de um tempo, as telas e tintas. 












Essa pratica passou a ser mais que um divertido passa tempo. Passou a ser um recurso pessoal poderoso de auto-conhecimento e cura. Uma meditação... uma terapia...

Quando ainda morava na Califórnia, fui a um workshop de Mandala que durou 3 dias, com um dos maiores artistas de Mandala: Paul Heussentamm.
O workshop foi realizado no Instituto Esalen (www.esalen.org,) situado no alto dos penhascos de Big Sur (costa norte da Califórnia), com uma vista maravilhosa para o oceano pacífico. É um lugar completamente cercado pela mãe natureza -  grandes árvores, vasto oceano azul, cachoeira, ar puro ...
O Instituto Esalen é um Retiro Espiritual fundado nos anos 60 - Uma organização sem fins lucrativos que se dedica à educação alternativa, a exploração do potencial de crescimento pessoal e humano. Aulas e oficinas são oferecidas durante todo o ano por filósofos renomados, líderes espirituais, psicólogos, artistas, professores de yoga, e experimentalistas, com foco em temas como meditação, yoga, massagem, espiritualidade, psicologia, arte, ecologia, etc ...




Paul é um homem especial que está em contato profundo com a Força Divina. Ele sempre diz que ele não é o artista, e sim um canal, por onde a Força Divina se expressa. A arte criada é simplesmente a manifestação dessa força. Segundo Paul, a  arte mudou sua vida e  é sua maior professora.  Confira seu lindo trabalho: http://www.mandalas.com/
O que segue é um Post lindo, informativo e muito bem escrito por Marcelo Dalla...

Mandala é uma palavra que vem do sânscrito - significa círculo. Também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. É o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.
Em várias épocas e culturas, a mandala foi usada como expressão científica, artística e religiosa. Podemos ver mandalas na arte rupestre, na arte sacra, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas mandalas e thankas tibetanas, em vitrais e abóbadas das grandes catedrais européias, em porcelanas chinesas e gregas, na arte indígena e rupestre, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte indígenas, na alquimia, na magia e nos escritos herméticos.
Também a astrologia utiliza a forma mandálica para diagramar o zodíaco. O diagrama astrológico contém doze setores de 30 graus cada um, onde estão colocados os signos do zodíaco. Quando o astrólogo faz a leitura de um mapa natal, percorre cada um desses setores.
A forma mandálica pode ser encontrada em todo lugar, na Terra e no Cosmo: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, os cristais, as conchas, as estrelas, os planetas, o Sol, a Lua, as nebulosas, as galáxias. A própria Terra foi formada por uma explosão de forma mandálica.
Se observarmos à nossa volta, perceberemos estruturas mandálicas onde nunca pensaríamos haver: o pão ou o macarrão que comemos começam com a massa que depois de amassada vira uma bola – mandala tridimensional – para crescer. O prato onde comemos tem a forma circular, e quando nos servimos formamos uma mandala colorida, que irá nos alimentar e nos nutrir.
Para que serve a Mandala?
Pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. A mandala pode restabelecer a saúde interior e exterior. Podemos usar uma mandala como terapia para a cura emocional. Também para a cura de ambientes, para contemplação espiritual-religiosa ou para preparar um espaço especial, dedicado à meditação ou sessões de cura.
Muitos templos usam a geometria sagrada e a forma circular em suas construções. Desta forma criam uma aura protetora e especial no lugar. Os budistas construíram as famosas Stupas, que são lugares consagrados à oração. Dentro delas há relíquias de mestres iluminados, orações, pedras especiais e outros apetrechos sagrados. Elas possuem forma mandálica e os seguidores as reverenciam. Também é pratica dentro do budismo a oferenda de mandalas para divindades.
Jung diz: “A mandala possui uma eficácia dupla: conservar a ordem psíquica se ela já existe; restabelecê-la, se desapareceu. Nesse último caso, exerce uma função estimulante e criadora.”
Qualquer pessoa pode trabalhar com mandalas, tanto com a ajuda de um terapeuta, quanto sozinho. Podemos confeccionar e colorir mandalas ou apenas meditar com elas. A mandala irá colocar, de forma sutil, no lugar certo aquilo que se encontra fora de lugar.


Outros benefícios deste trabalho:
- Curar e prevenir o estresse;
- Preservar e organizar a saúde psíquica;
- Aumentar a capacidade de atenção e de concentração;
- Aumentar a capacidade de receptividade;
- Proporcionar harmonia, calma e paz interior;
- Aumentar a criatividade;
- Ampliar a consciência;
- Desenvolver a ligação com o Eu Superior;
- Integrar e harmonizar o lado esquerdo do cérebro (racional) com o lado direito (sensível).
O trabalho com mandalas é uma forma carinhosa de abrir o coração para a criatividade, a intuição e o amor.

3 comentários:

  1. Bruninha,

    Lindas essas mandalas e tudo o que aelas podem significar para as nossas vidas.

    Recomendo, enormemente, que você compartilhe esse conhecimento num workshop, preferencialmente num local paradisíaco do Rio de janeiro, como este da Califórnia.

    Conte comigo e com o CRIAR na organização e produção desse workshop.

    Bjs,

    Jair

    ResponderExcluir
  2. Lindas as mandalas prima, parabens...

    Sao dons de Deus, e voce tem usado para nos tocar de uma forma muito positiva, despertando em cada um uma emoçao diferente...

    Lindo, continue assim!!

    Bjossss.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada queridos! Fico muito feliz que as mandalas estao os tocando de forma positiva e muito grata pelo seu apoio! Adorei a ideia de um workshop no futuro, vamos falar mais sobre isso pai.
    Beijoss!!!

    ResponderExcluir